MEU
PRIMEIRO BEIJO
ANTÓNIO
BARRETO
Antes
da leitura, o professor prepara uma roda de conversa lançando as seguintes
perguntas:
•O
primeiro beijo sempre é bom?
•Ele
tem que ter um lugar especial?
•Tem
ser com alguém especial?
•
Inicia-se então a leitura projetada em Power point ou outro recurso
midiático.
É difícil
acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem
com quem?
•Quem
está
contando a história?
•Com
quem foi o primeiro beijo dessa pessoa?
Com o
Cultura Inútil!
Pode? Até que
foi legal. Nem eu nem ele sabíamos
exatamente o que era "o beijo". Só de
filme. Estávamos
virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não
sei se numa aula de Biologia ou de Química,
o Culta . . .
•Quem
vocês acham que é essa pessoa denominada “culta”?
•Por
quê vocês acham isso?
. .
.tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
"
Você é a
glicose do meu metabolismo.
Te
amo muito!
Paracelso"
E
assinou com uma letrinha miúda:
Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula
que quase tive dó,
tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...
•O
que seriam essas coisas de mulher?
E
também não
sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance
ia rolar.
No
dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em
casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
•O
que você acha que ele falou?
•
- Um
beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas
ele continuou:
•O
que ele disse?
•Até
onde ele quer chegar com essas perguntas?
-Dependendo
do beijo, a gente põe em ação 29
músculos,
consome cerca de 12 calorias e acelera o coração
de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele
tomou coragem e pegou na minha mão.
•O
que aconteceu?
•
Mas
continuou salivando seus perdigotos:
-A
gente também
gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água;
0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias
graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
-
•Em
qual disciplina vocês costumam encontrar esse tipo de palavras?
•E
aí,
meninas, vocês gostaram desse tipo de cantada?
•Ele
continua sendo cultura inútil?
Aí o
bactéria
falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos,
tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu
descobrisse que, sem os óculos,
seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso
aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu
nariz, fechei os olhos e senti sua respiração
ofegante. Seus lábios
tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e
então nos abraçamos
de bocas coladas, por alguns segundos.
Neste parágrafo, o professor discutirá sobre a importância da descrição na narrativa:
•Por
quê o autor não disse apenas que as personagens se beijaram e descreveu a cena
do beijo com detalhes?
•Que
palavras do texto “detalham”
a cena?
•Qual
a importância do uso desse recurso no texto?
•
E de
repente o ônibus já
havia chegado no ponto final e já tínhamos
transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
•Qual
é
o destino das personagens de agora em diante?
Desci,
cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio,
e aí
ficamos apaixonados por vária
semanas. Até que
o mundo rolou, . . .
•O
quê ela quis dizer com o mundo rolou?
•
. .
.as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone
aumentaram, depois diminuíram...e
foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO,
Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São
Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.
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